segunda-feira, 4 de abril de 2011

M4 - Comunicação e Animação de Grupo

Boa Tarde!
Durante esta última semana tivemos oportunidade de conhecer a formadora Liliane Oliveira, responsável por este módulo e o módulo de Método e Técnicas Pedagógicas.
O método da entrevista foi a ferramenta utilizada por esta formadora, com o intuito de conhecer o grupo de formandos. Eu entrevistei a Dalila e foi interessante constatar que apesar de este grupo já se encontrar formado à mais de duas semanas ainda havia muito para saber sobre cada elemento do grupo.
Assim, aprendeu-se que é impossível não estar constantemente a comunicar. Definiu-se o conceito de comunicação, e que são essenciais três parâmetros: o emissor; a mensagem e o receptor. Foram explorados vários aspectos da comunicação, entre eles a comunicação verbal e a não verbal, sendo corroborado que a comunicação não verbal é a que traduz mais impacto no acto da comunicação. Posto isto, desenvolveu-se um trabalho de modo a caracterizar os diversos estilos comunicacionais.
Na última aula caracterizou-se o conceito de grupo. Acho que esta aula foi proveitosa, tendo em conta, que despertou um crescimento interior do grupo. E mais não digo...

M6 - Operacionalização de Objectivos Pedagágicos

Quero agradecer desde já ao Formador Fernando Moura, por ter-nos por a fazer exercício físico com duas cordas! :)
Na verdade foi um exercício que revelou qual o nosso sentimento quando não conseguimos alcançar os objectivos aos quais nos propormos. Nenhum par do grupo de formação conseguiu libertar-se um do outro. Assim cada para revelou um sentimento de frustração devido a esse facto.
Este módulo foi exigente, tendo em conta toda a exposição teórica sobre como definir os objectivos. Na verdade nunca pensei que definir os objectivos de uma sessão fosse tão complexo! Mas, aprendi que para um objectivo estar bem definido deve apresentar sempre o Comportamento Esperado, depois pode ser facultativo as Condições de Realização e os Critérios de Êxito. Mas quem quiser saber mais que frequente a formação!

M3 - Factores e Processos de Aprendizagem

Este módulo começou com uma actividade interessante, foi-nos pedido para cada um desenhar o mapa de estradas da sua vida.... a verdade, é que permitiu conhecer mais um pouco de cada elemento do nosso grupo.
Foi muito interessante conhecer a história do "Victor, o menino selvagem", aferindo-se que cada elemento de aprendizagem desenvolve-se numa determinada etapa da nossa vida e que depois de passada essa determinada etapa, torna-se mais difícil o processo de aprendizagem.
Permitiu conhecer qual o meu estilo de aprendizagem. E qual é? Segundo o teste fornecido pelo formador Fernando Moura, o resultado revelou que o meu estilo de aprendizagem, segue mais os estilos reflexivo e energético, do que os estilos teórico e pragmático. realizada a leitura acerca de cada estilo chego à conclusão de que sigo o estilo reflexivo e teórico. Facilmente verificou-se que este módulo foi uma constante aprendizagem.

quinta-feira, 24 de março de 2011

Mecanismos de Ensino à Distância

No que se refere a este módulo, foi de facto um módulo trabalhador, visto que foi necessário ter atenção em vários aspectos, nomeadamente:
- Escolher um tema para uma possível apresentação;
- Saber seleccionar a informação para ser ensinada à distância de forma curta e sucinta;
- Executar uma planificação de sessão de ensino à distância, com alguns cuidados acerca dos recursos e ferramentas utilizadas para ser possível a aprendizagem do formando.
Este módulo teve uma ferramenta base, a plataforma Moodle. Esta plataforma é usualmente utilizada em ensinos universitários. Não foi o primeiro contacto que tive com esta plataforma, tendo sido utilizada para fins académicos na Universidade em que me formei mas só com o objectivo e aceder às informações disponibilizadas pelo professor.

Recurso Didácticos

Este Módulo foi leccionado pelo Formador Ricardo Mousinho.
As aulas correram de forma agradável, foi interessante aprender como se constrói um blogue e todos os requisitos necessários à sua criação (ex: e-mail).
No que se refere ao template do blogue é intuitivo em alguns aspectos e claro que em outros é necessário ter a devida atenção.
Fica a sugestão de criarem o seu próprio blogue.

segunda-feira, 21 de março de 2011

Formação Pedagógica Inicial de Formadores na APRODAZ

Objectivos:
- Aprendizagem contínua de ferramentas para formação;
- Capacitar uma boa comunicação entre formador e formandos;
- Esclarecer dúvidas ao longo do curso;
- Ultrapassar fobias sociais.