segunda-feira, 4 de abril de 2011

M4 - Comunicação e Animação de Grupo

Boa Tarde!
Durante esta última semana tivemos oportunidade de conhecer a formadora Liliane Oliveira, responsável por este módulo e o módulo de Método e Técnicas Pedagógicas.
O método da entrevista foi a ferramenta utilizada por esta formadora, com o intuito de conhecer o grupo de formandos. Eu entrevistei a Dalila e foi interessante constatar que apesar de este grupo já se encontrar formado à mais de duas semanas ainda havia muito para saber sobre cada elemento do grupo.
Assim, aprendeu-se que é impossível não estar constantemente a comunicar. Definiu-se o conceito de comunicação, e que são essenciais três parâmetros: o emissor; a mensagem e o receptor. Foram explorados vários aspectos da comunicação, entre eles a comunicação verbal e a não verbal, sendo corroborado que a comunicação não verbal é a que traduz mais impacto no acto da comunicação. Posto isto, desenvolveu-se um trabalho de modo a caracterizar os diversos estilos comunicacionais.
Na última aula caracterizou-se o conceito de grupo. Acho que esta aula foi proveitosa, tendo em conta, que despertou um crescimento interior do grupo. E mais não digo...

Sem comentários:

Enviar um comentário